sexta-feira, 19 de março de 2010

Aulas noturnas previstas no Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro foi moficado na data de ontem (18/03/2010) e as alterações deverão ocorrer no mês de Maio. Abaixo a reportagem do jornal Zero Hora de 19/03/2010 com maiores informações:

19 de março de 2010 | N° 16279

NOVO TREINAMENTO

Aulas noturnas começam em 60 dias nas autoescolas

Daqui a 60 dias, quem quiser tirar carteira de motorista terá de fazer aulas de direção também à noite. O Diário Oficial da União publicou ontem a alteração no Código de Trânsito Brasileiro que torna obrigatória a realização de aulas noturnas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Otexto determina o acréscimo de um ponto ao artigo 158 do código, que disciplina as regras para as aulas de direção dos iniciantes, e introduz a nova exigência em caráter obrigatório. Hoje, os aprendizes de motorista têm de comprovar o treinamento em pelo menos 20 horas práticas nos termos, horários e locais determinados pelo Departamento de Trânsito (Detran), acompanhado por um instrutor autorizado.

Autor diz que é necessário qualificar motorista

Autor do projeto, o deputado federal Celso Russomanno (PP-SP) afirma que os especialistas são unânimes em afirmar que recai sobre os condutores a responsabilidade pela absoluta maioria dos acidentes verificados nas vias brasileiras.

– Causas relacionadas ao veículo ou a condições da via são, incontestavelmente, secundárias – lembra.

Segundo ele, há espaço para aperfeiçoar a legislação, “especialmente no intuito de evitar que o período de aprendizagem torne-se mero simulacro da realidade com a qual vai defrontar o futuro motorista”.

– É preciso que o candidato, no processo de treinamento, se submeta a essa circunstância, para não vir a fazê-lo apenas quando lhe tiver sido concedida a permissão para dirigir – afirmou Russomanno.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2842700.xml&template=3898.dwt&edition=14316&section=1003

segunda-feira, 8 de março de 2010

Primeira Aula de direção veicular

  Muitos candidatos a condutores preferem aprender a dirigir na autoescola, de maneira correta e segura. Esta condição gera dúvidas: "As 20h/aulas de prática serão suficientes?" "Preciso saber o básico sobre direção veicular para realizar as aulas?" "O instrutor terá paciência para ensinar, já que não tenho prática de direção?"
  Todo instrutor de trânsito é preparado em curso de formação quanto às leis de trânsito e a partir desse conhecimento desenvolve técnicas para facilitar a aprendizagem do aprendiz.
  Para minimizar a ansiedade da primeira aula de direção veicular, convidamos o instrutor Plinio Gomes Braccini (foto) para demonstrar como procede no primeiro contato com o aluno. Não perca a oportunidade de ver este vídeo, entre no link http://www.youtube.com/watch?v=ulBqb_Yq4Cs ou visite nosso Orkut.